sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Livros Proféticos.



  MIQUEIAS, A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA

 O livro de Miqueias esclarece-nos o que ocorre com quem desobedece e com quem obedece a Deus.



INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo dos livros dos profetas menores, hoje estudaremos o livro de Miqueias, o sexto livro no cânon do Antigo Testamento.

- O livro de Miqueias revela a todos  nós o que ocorre com quem obedece a Deus bem como quem Lhe desobedece.

I – O LIVRO DE MIQUEIAS

- Na sequência do estudo dos livros dos profetas menores, estudaremos hoje o livro de Miqueias, que é o sexto livro na ordem do cânon do Antigo Testamento. Na Septuaginta, a versão grega do Antigo Testamento, o livro de Miqueias ocupa o terceiro lugar entre os profetas menores.

- Em hebraico, Miqueias é "Mikhah", que significa, "quem é semelhante a Jeová?".  Seu ministério ocorreu durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, sendo ele próprio deste mesmo reino, pois era de Moresete ou Maressa (Js.15:44), local que tem sido identificado com uma aldeia situada a 40 km a sudoeste de Jerusalém, pertencente à tribo de Judá. Logo observamos que seu ministério é contemporâneo aos de Isaías, Oseias e Amós, se bem que tenha desenvolvido seu ministério no reino do sul, ou seja, durante a época de Isaías.

- Edward Reese e Frank Klassen, co-organizadores da Bíblia em ordem cronológica, situa os dois primeiros capítulos de Miqueias por volta de 744 a.C., no reinado de Jotão, no início do ministério de Isaías. O terceiro capítulo de Miqueias é datado de 725 a.C., já no reinado de Ezequias, na iminência do fim do reino de Israel (reino do norte). O restante do livro é datado de cerca de 704 a.C., logo após o nascimento de Manassés, nos últimos doze anos do reinado de Ezequias.

- A mensagem do livro de Miqueias também envolve a questão do juízo vindouro de Deus sobre o Seu povo, tanto no reino do norte quanto no reino do sul, a comprovar que Deus estava a advertir sobejamente o povo da iminência da destruição de ambos os reinos, tendo, para tanto, levantado vários profetas para dar esta mensagem.

- Miqueias profetiza no sul com a mesma intensidade de Oseias e de Amós no reino do norte, denunciando o pecado nas relações sociais, as injustiças e as arbitrariedades que estavam sendo cometidas. A mensagem, porém, anuncia, a exemplo de Isaías, a vinda de uma época de paz e prosperidade, a ser liderada pelo Senhor em Israel, que surgiria de "Belém Efrata", embora fosse desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade (Mq.5:2).

- De pronto, vemos que o livro de Miqueias nos ensina que a Palavra de Deus é sempre a mesma, num consenso que nos permite crer nela sem qualquer dúvida ou hesitação. Embora de cidades diversas, de origens diferentes, os profetas anunciavam a mesma mensagem. Por isso, o apóstolo Paulo, ao se dirigir aos filipenses, afirmou que não se aborrecia de lhes escrever as mesmas coisas, pois dizia que isto conferir segurança aos crentes (Fp.3:1).

- Nem podia ser diferente, pois se a Palavra é o próprio Cristo (Jo.1:1; Ap.19:13), temos de ter consciência de que Jesus é o mesmo, ontem, hoje e eternamente (Hb.13:8) e, portanto, a mensagem do Evangelho jamais pode mudar, é sempre a mesma, como fazia questão de sempre nos lembrar o saudoso pastor Walter Marques de Melo.

- Ao vermos a sintonia entre as mensagens dos profetas nos dias de Miqueias, aprendemos que não podemos dar margem a “inovações”, como, infelizmente, muitos dos que cristãos se dizem ser estão a fazer em nossos dias. O Evangelho é o mesmo e, portanto, não podemos buscar “novidades”, atitude que é típica de quem não serve a Deus, como era o caso dos atenienses e estrangeiros que residiam em Atenas nos dias do apóstolo Paulo (At.17:21).

- Além disso, ao lermos o livro do profeta Miqueias, percebemos que a mensagem de Deus ao homem é bem objetiva: Deus, em virtude de Sua justiça e santidade, tem de lançar juízo sobre todos os que Lhe desobedecem, mas, antes que o faça, o Senhor mostra que há uma forma de o homem voltar a ter comunhão com Deus e, assim, em vez de sofrer o juízo, gozar das bênçãos que o Senhor quer e promete dar aos que O buscarem de coração inteiro. A obediência é o segredo para alcançarmos as promessas de Deus.

- O livro de Miqueias, que tem 7 capítulos, pode ser dividido em três partes, a saber:

a)1ª parte - julgamentos divinos contra Israel e Judá - Mq.1-3

b)2ª parte - visão de um futuro glorioso - Mq.4-5

c)3ª parte -controvérsia entre Deus e Seu povo e promessa de bênçãos futuras-Mq.6-7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário